• General Search
  • Companies
  • Blogs
processing

ZONA – Exposição de Fotografia

ZONA – Exposição de Fotografia
zona_tcmc_600x400_1
ZONA - Exposição de Fotografia
A Casa da Escrita da Câmara Municipal de Coimbra terá patente ao público, entre 1 e 28 de outubro, uma exposição de fotografia, de Nuno Moreira, intitulada ZONA.

Descrição

A Casa da Escrita da Câmara Municipal de Coimbra terá patente ao público, a partir do próximo sábado, 1 de outubro, com inauguração prevista para as 16h00, uma exposição de fotografia, de Nuno Moreira, intitulada ZONA.

ZONA é um projeto de edição do fotógrafo Nuno Moreira, realizado entre Tóquio e Lisboa, que tem como base uma performance pensada exclusivamente para o registo das cerca de trinta imagens resultantes desta série, que culmina num livro de artista.

ZONA é a segunda monografia do autor (depois de “State of Mind”, 2013), que acaba de ser editada, numa edição de luxo, limitada a 300 exemplares.

Com uma base assumidamente conceptual – descreve o artista – as fotografias exploram medos, sonhos e paisagens interiores, partindo de um estudo sobre a psique humana e uma procura em representar de forma concreta os recantos do inconsciente.

As fotografias são acompanhadas por textos exclusivos do escritor José Luís Peixoto, em três idiomas (Português, Inglês e Japonês).

ZONA é, no entender de Nuno Moreira, um livro com duas narrativas que se vão cruzando e completando durante um processo cruzado de leituras: imagem e texto funcionam de forma paralela podendo também ser lidas de forma completamente independente; o resultado é um conjunto de imagens que constroem uma narrativa com contornos negros, silenciosos e repletos de uma qualidade cinematográfica.

Nuno Moreira nasceu em 1982, em Lisboa, e desenvolve atividade independente enquanto artista gráfico e fotógrafo.

Estudou Cinema, mas trabalhou sempre como designer, fotógrafo e professor, especializando-se nas áreas de direção de arte e edição editorial. Desenvolve trabalho artístico desde 2006 expondo, com regularidade, em Portugal e internacionalmente projetos de fotografia, colagem e instalações de cariz multidisciplinar, como é o caso de “STATE OF MIND” (2013) e, mais recentemente, “ZONA” (2015).

A exposição estará patente na Casa da Escrita (Rua João Jacintho, nº 8) até ao dia 28 de outubro de 2016, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00.

Acesso gratuito.