• General Search
  • Companies
  • Blogs
processing

Sé Velha

Sé Velha
Se Velha.JPG
Sé Velha
Com projecto do francês Mestre Roberto, a igreja tem um exterior robusto, simétrico, com escassas aberturas e coroamento de ameias.

Descrição

O templo actual data da segunda metade do século XII, tendo sido aberto ao culto em 1184 e segue o estilo românico coimbrão da segunda fase. Com projecto do francês Mestre Roberto, a igreja tem um exterior robusto, simétrico, com escassas aberturas e coroamento de ameias.

O portal central tem decoração de clara influência islâmica, enquanto a porta lateral, chamada “Porta Especiosa”, atribuída a João de Ruão, revela elegante decoração renascentista.
No interior, ao longo das naves laterais distribui-se a galeria do trifório. Destaque especial para o retábulo da capela-mor, em gótico flamejante, datado de cerca de 1498 e executado pelos escultores flamengos Olivier de Gand e Jean d’Ypres. O retábulo da Capela do Santíssimo Sacramento, completado com uma elegante cúpula de cartelas, em estilo maneirista, data de 1566 e foi executado por João de Ruão. O claustro, gótico, iniciou-se em 1218, nele se destacando os capitéis naturalistas.

Segunda a sábado: 10h00-18h00
Domingos e feriados: 13h00-18h00

Igreja e Claustro – 2,50€ / grupos: 2,00€

Para efectuar marcação de visita contactar pelo e-mail: igrejasevelha@gmail.com

Nota: Todas as visitas estarão condicionadas durante os Actos de Culto.

Autocarro: Linha Azul