• General Search
  • Companies
  • Blogs
processing

Formas de Saudade em exposição de escultura

Formas de Saudade em exposição de escultura
Convite_Expo_Pedro_Figueiredo
Formas de Saudade em exposição de escultura
A Casa Municipal da Cultura (Galeria pinho Dinis) acolhe, até dia 29 de novembro, uma exposição de escultura da autoria de Pedro Figueiredo.

Descrição

Pedro Figueiredo expõe um conjunto escultórico que foi, na sua maioria, criado especificamente para o espaço que o acolhe. O tema desenvolvido em volta das “Formas de Saudade” é uma celebração do ciclo da vida e de momentos enraizados na história e tradição, onde a “tricana” se arroga como símbolo inabalável.
Cada escultura patente na Galeria Pinho Dinis tem vida própria, mas todas as peças, em conjunto, evocam, na perspetiva do autor, “o passar do tempo que não passa, o voar do vento que não voa”. A singularidade de cada obra reside essencialmente na união da harmonia e do ritmo, no equilíbrio de um corpo aparentemente desequilibrado e numa mimesis da natureza em constante transformação. A dialética entre os céus e a terra, uma espécie de transformação do humano em semi-deus, temas mitológicos, animais e a representação do humano são a voz da expressão de sentimentos e emoções, a arte em transformação nesta exposição.

Pedro Figueiredo nasceu na Guarda, em 1974. Atualmente, vive e trabalha em Coimbra.
Concluiu o curso profissional de Cerâmica na Escola Artística de Coimbra – ARCA – E.A.C., a licenciatura em Escultura, a pós-graduação em Comunicação Estética e o mestrado em Artes Plásticas, na Escola Universitária das Artes de Coimbra – ARCA – E.U.A.C.. Expõe regularmente, desde 2003, em Bienais de Arte. Tem participado em Simpósios, e executado cenários e adereços para teatro e outras áreas do espetáculo.
Está representado em diversas coleções públicas e privadas, quer nacionais quer estrangeiras, das quais se destacam as obras expostas na Galeria de São Mamede (Lisboa e Porto) e na Galeria Nuno Sacramento (Ílhavo).
É um artista premiado e reconhecido, constando do seu currículo o Prémio revelação da XII Bienal de Arte Internacional de Vila Nova de Cerveira, 2003 e a Menção Honrosa no Concurso de Ideias para a obra escultórica “Dr. João Cordeiro – Museu da Farmácia”, Lisboa, 2013.

Para mais informação consultar:
www.pedrofigueiredo.ptwww.facebook.com/PedroFigueiredoEscultor

Galeria Pinho Dinis – Casa Municipal da Cultura, Rua Pedro Monteiro; 3000-329 Coimbra; Telef. 239702630.
Horário: segunda a sexta – 9h00 – 19h30; sábado: 11h00 – 13h00 e 14h00 – 19h00. Encerra domingos e feriados